Minhas Emoções estão Acabando Comigo!

::Pr. Eliézer Abreu
Publicado em 21/11/2020

Minhas Emoções estão Acabando Comigo!  ????  Quem nunca se sentiu como um joguete nas mãos das emoções?
Um hora tudo bem e na outra: buumm!!
Percebemos que nossas emoções estão fora de controle e começamos a fazer exercícios mentais para parar de pensar ou agir daquele jeito.
Mas na maioria das vezes, saímos "derrotados" do ring, nessa batalha contra as nossas emoções.

O que você não sabe é que agente não consegue controlar as emoções só com vontade, nós conseguimos controlar o nosso comportamento com disciplinas, os comportamentos sobre "controle-orientação-disciplina" influenciarão nossos sentimentos.

Emoções são transitórias, virão e irão embora, de acordo com os estímulos que recebemos na interação com a vida, com o que guardamos em nosso interior e dos pensamentos que permeiam nossa mente.

As emoções só durarão por longo tempo se forem alimentadas, então precisamos saber que emoções vamos alimentar.

"Se há alguma virtude nisso pensai." (Fp 4.8)

Embora não possamos controlar diretamente as nossas emoções, podemos influenciá-las:
Se você se sente sozinho, pode sair e ir ter com alguns dos seus amigos.
Se está irritado, pode ir correr à volta da rua onde vive, até que fique cansado.
Se está pensado besteira, ouve um louvor, leia a Bíblia e vai conversar com seu conselheiro.

Comportamentos com esses, irão te ajudar a reverter o seu estado emocional e começar a sentir-se de outra forma (não use essa tática como fuga, isso é auto-sabotagem)

Percebe-se então, que não basta só ter vontade de mudar, é preciso fazer algo para mudar.

Imagine que você se encontre com alguém que está na sarjeta, por causa das drogas, e você pergunte como ele está, com certeza ele dirá que está péssimo.
Então você pergunta se ele que mudar de vida, ele vai responder que sim, mas que não consegue.
Pergunte-o novamente, se ele soubesse de um método que poderia mudar a vida dele, mas que custa um milhão de reais, se ele pagaria o valor para se livrar das drogas. A reposta será positiva.
Então diga para ele, que você o dará um milhão de reais para ele se levantar e mudar de vida. Você verá que ele não conseguirá se levantar.

Veja, um milhão de reais, pode mudar a vida de quem está emocionalmente equilibrado, mas não equilibrará as emoções de ninguém para mudar de vida.

Se você não se equilibrar no lado do que é para cada momento, você vai desejar muito mudar, mas não conseguirá.

Como posso ter equilíbrio para lidar com as circunstâncias da vida?
Imagina, que você tem que fazer algo que não gosta de fazer, por exemplo trocar um pneu furado, limpar o banheiro, seja o que for, você não precisa de focar-se nas emoções e ficar ruminando na sua cabeça sobre como isso é injusto, chato ou como é horrível.
Ao invés de ser controlado por essas emoções, que são do momento, você deve pensar na "virtude da ação", como o apóstolo Paulo ensinou (Fp 4.8).

Qual a virtude de trocar pneu ou lavar banheiro? Fazer o que é certo: o que precisa ser feito.

Não agiremos assim da noite para o dia, será um conjunto de disciplinas, mas pode confiar, o resultado será duradouro e colocarão nossas emoções sobre controle, pois as nossas emoções serão fortemente influenciadas por nossos novos e nobres comportamentos.

Por isso, o próprio apóstolo Paulo disse:
"Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar.
Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado."

(1ª Coríntios 9.26-27)

As emoções devem ser um cavalo, onde o cavaleiro chamado disciplina o leve para onde precisa ir e não ao contrário.

No capítulo onde o apóstolo Paulo diz, "que pode todas as coisas naquele que lhe fortalece" (Fp 4.13), ele diz também:
O que também aprendestes,
e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim,
ISSO FAZEI;
e o Deus de paz será convosco.
 (Fp 4.9)

Observe que para o "Deus de paz" estar conosco é preciso OUVIR, VER, APRENDER e FAZER!
Disciplinas é o caminho para sentirmos o Deus de paz conosco.

Deus te abençoe!
do seu pastor,