Retrato Falado da Felicidade

:: Pr. Eliézer Abreu
Publicado em 09/12/2020

Salmo 1

1 Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
2 Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.
3 É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!
4 Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.
5 Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos.
6 Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!

Olá
Bom Dia!

Este salmo é um Retrato Falado de alguém que se preocupou em seguir as doces leis do Senhor.

E o resultado não foi uma pessoa amarga e infeliz a reclamar pelos cantos da casa, mas o de alguém extremamente feliz: "Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!" (v1).

Este salmo é um Retrato Falado da Felicidade, de uma pessoa feliz.

O salmista nos mostra aquilo que este homem deixou de fazer, ou aquilo que ele ignorou, ou aquilo que ele abriu mão para ser feliz:
a) Não deu ouvido àqueles que não tem o temor do Senhor;

b) Não seguiu o exemplo, a conduta daqueles que vivem agredindo Deus com suas condutas;

c) e, não perdia tempo em companhia de pessoas que nada podiam acrescentar à sua vida.

É uma lista de comportamento desafiador, porque sempre é mais atraente seguir opiniões de pessoas que não nos dizem "não", de pessoas que nos deixam agir sem limites.

Quando queremos fazer ago errado, sempre recorremos a quem já faz!

Reflita comigo se não é assim o nosso comportamento?  Sabe porque? Porque poderemos assim "camuflar" a culpa.  Esta pessoa não vai nos criticar.

Mas não iremos muito longe para logo descobrir o que acontece com quem não anda direito, com quem quer viver sem limites.

O segredo de uma vida próspera e feliz está em não seguir o caminho do mundo "ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite" (v2).  É no meditar e guardar a palavra do Senhor que encontraremos a felicidade.  Dela vamos retirar ensinamentos para todas e quaisquer situações que possamos enfrentar.
Veja o resultado de quem guarda a lista dos "nãos" acima:
"É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!" (v3).

Sempre estará diante de nós a escolha de qual caminho seguir e de quem será o nosso exemplo a seguir.
Teremos sempre em nossas escolhas opções boas e más.  Sims bons e Sims maus, nãos bons e nãos maus.  Caberá a você fazer as escolhas certas.

Oremos hoje assim:

Senhor,

Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria"

(Salmos 90.12).

Tenha um bom dia!