O Desafio da unidade

:: Pr. Eliézer Abreu
Publicado em 09/12/2020

"Não rogo somente por estes,
mas também por aqueles que vierem a crer em mim,
por intermédio da sua palavra;
afim de que todos sejam um;
e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti,
também sejam eles em nós;
para que o mundo creia que tu me enviaste."
João 17.20-21
Jesus roga ao Pai em favor da unidade do povo de Deus.
A divisão de forças gera o enfraquecimento de todo o corpo, qualquer outro interesse deve ser esquecido em favor do que realmente importa.
Jesus  quer que vivamos no amor do Pai e na unidade do Espírito deixando de lado qualquer partidarismo e focando em cumprir nossa função como Corpo: fazer que o mundo Creia que Ele foi enviado para salvação de todo o que crer!

Na unidade não significa que todos se tornem iguais, que não existem diferenças. Pode haver unidade na diversidade; no entanto, cada um precisa abrir mão do seu pensamento próprio para caminhar junto na mesma visão.

Unidade é conseguirmos trabalhar juntos em alguma coisa, mesmos que nossas vontades seja diferentes.

O Princípio da Unidade diz que, embora sejamos diferentes, devemos compreender que fazemos parte do Corpo de Cristo, e precisamos aprender a conviver uns com os outros, respeitando o jeito de ser de cada um e que, na hora que precisar, devemos estar prontos a ajudar, socorrer e trabalhar juntos para o benefício de todos.

O apóstolo Paulo em 1ª Coríntios 12 salientou que no Corpo, não existem membros melhores do que os outros. Todos têm o seu valor e devem ser respeitados por isso. E que, o que acontece com um membro, certamente vai afetar os outros: “De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.” (v26)
Deus fez o corpo assim, diversificado, para que não haja divisão no corpo e todos tenham igual cuidado uns pelos outros.
A unidade só vai acontecer quando tivermos algo em comum, e esse algo em comum é a Vontade do Pai em Cristo Jesus!

A unidade é espiritual. Não é terrena, é do Céu.
A unidade tem como fundamento o exemplo da trindade:

"afim de que todos sejam um;
e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti,
também sejam eles em nós;
para que o mundo creia que tu me enviaste.""

(João 17.21).

Do seu pastor