Coração Des ou Leal

:: Pr. Eliézer Abreu
Publicado em 14/12/2020

Salmos 78

"Eles não serão como os seus antepassados,
obstinados e rebeldes,
povo de coração desleal para com Deus,
gente de espírito infiel" (v8).

Olá,
Bom Dia!

Com foi o fim de semana?
Espero que bem e na presença do Senhor Jesus!

Ontem foi um dia muito especial, nossa igreja retornou com os cultos presenciais, e foi maravilhosos cultuar com a igreja, mesmo que com restrições, mas foi uma bênção!

O salmo que vamos meditar é um salmo de Asafe, que faz uma retrospectiva de tudo que Deus tinha feito desde o êxodo do Egito até o rei Davi sentar trono.

Fatos memoráveis foram relatados, mas também, fatos que não gostaríamos que tivessem acontecido.
O povo sempre alternava sua conduta entre devoção e obstinação, isso era fruto de coração desleal a Deus.

Leia esse salmo e veja quantos motivos tinha o povo para ser fiel a Deus, mas, no entanto, esta fidelidade durava muito pouco.
Eles esqueciam "o que Ele tinha feito, as maravilhas que Ele havia mostrado" (v11).

Veja a lista:
dividiu o mar (v13);
nuvem de dia e fogo de noite para dar direção, proteção e calor (v14);
tirou água da rocha (v15); comerão pão dos anjos (v25);
tratava-os como ovelhinhas (v52);
e outros.

Mesmo com tanto favor da parte de Deus, este mesmo salmo, relata como eles se relacionavam com Deus:
a) "Deliberadamente puseram Deus a prova" (vv 18, 41, 56);

b) "Duvidaram de Deus" (v19), "pois eles não creram em Deus nem confiaram no seu poder salvador" (v22);

c) Eram interesseiros: "Sempre que Deus os castigava com a morte, eles o buscavam; com fervor se voltavam de novo para ele". Lembravam-se de que Deus era a sua Rocha, de que o Deus Altíssimo era o seu Redentor. Com a boca o adulavam, com a língua o enganavam; o coração deles não era sincero; não foram fiéis à sua aliança" (vv 34-37);

d) "Quantas vezes mostraram-se rebeldes contra Ele" (v40);

e) "Foram desleais e infiéis, como os seus antepassados, confiáveis como um arco defeituoso" (v57).

Pois é! Que povinho!!! (usando nossa linguagem atual)

Mas graças a Deus que o Seu coração é misericordioso.
Após cada trecho de deslealdade Deus mostra a sua misericórdia e fidelidade, Oh Glória!!!

O versículo que nós iniciamos a nossa meditação faz parte do propósito de Asafe: fazê-los entender que eles podem ser diferentes; não precisavam ser como seus antepassados, mas poderiam ser fiéis a Deus.

"Então eles porão a confiança em Deus;
não esquecerão os seus feitos
e obedecerão aos seus mandamentos" (v7).

E o seu coração?  Será Des ou Leal?

Ore a Deus hoje pedindo sua graça e misericórdia sobre sua vida, para que esta semana que se inicia, seja uma semana onde você veja, experimente e testemunha da bondade do Senhor.

Tenha um bom dia!
Do seu pastor,