VUCA: Um Mundo Em Transformações Rápidas

:: Pr. Eliézer Abreu • Insight 028 • 2021
Publicado em 28/01/2021

Sabe aquela sensação de que tudo muda a todo momento?  Pois é, a pandemia chegou desestabilizando a vida de todos - pessoas, empresas e igrejas - e desafiando nossa maneira de fazer as coisas e viver nossas vidas.
Hoje, a nossa única certeza é que tudo muda, e a nossa única constante é a mudança.  O que não sabíamos é que essa pandemia só fez acelerar um processo que já estava acontecendo.
Desde da década de 1990, em um cenário pós-guerra fria, com os avanços tecnológicos e o surgimento da internet, passamos a ter acesso a recursos e informações maiores do que poderíamos processar e administrar, surge um cenário de extrema incerteza.  Desde então tudo passou a mudar muito rápido.
Pensando em como criar condições de adaptação a esse contexto cada vez mais caótico o exército americano cunhou a expressão em inglês chamada VUCA (ou VICA em português). A expressão busca sintetizar a ideia de que vivemos em um mundo volátil (volatility), incerto (uncertainty), complexo (complexity) e ambíguo (ambiguity), sendo portanto necessário um novo jeito de organizar as coisas para que possamos encontrar ferramentas e maneiras necessárias para enfrentar um ambiente extremamente desafiador.
A máxima para esses tempos é que não temos as respostas para todos os desafios, mas que precisamos estar abertos para aprender.
Nessa perspectiva, se você estiver aberto para aprender, o mundo VUCA deixa de ser apenas um desafio e passa a ser uma grande oportunidade de viver um novo tempo.
Deus disse: "Eis que faço novas todas as coisas" (Apocalipse 21.5).  Jesus disse que tudo passaria, mudaria rápido, mas a Palavra do Senhor permaneceria, estaria viva e presente em qualquer uma dessas mudanças (Mateus 24.35).   Paulo afirmou que "todas as coisas cooperam para o bem" (Romanos 8.28), e que Deus está preparando novas coisas que nenhum homem jamais pensou, viu ou ouviu falar (1ª Coríntios 2.9).
Com fé na soberania de Deus:
- Não há volatilidade que nos assuste, Deus mesmo está mudando as coisas para a melhor.
- Não há incertezas que nos apavore, pois Deus está trabalhando num fim maravilhoso.
- Não há complexidade que nos deixe desanimados, pois "todas as coisas cooperam para o bem".
- Não há ambiguidade, a Palavra de Deus é o nosso padrão.
Com fé no que Deus pode fazer em nós e através de nós, te pergunto: como aproveitar as oportunidades que esse novo tempo nos abrirá?
Começo a responder no próximo post.