Não Confunda Inclinações Pessoais com Direção Divina

:: Pr. Eliézer Abreu • Insight 034 • 2021
Publicado em 03/02/2021

Ouço isso o tempo todo:  Sinto que Deus está me guiando para ... Sinto que Deus quer que eu ... Não sei explicar, mas senti que foi o Espírito Santo me dizendo para ... ...Eu percebi que Deus aprovaria, então deve estar certo para...; dentre outras. 
.
Muitas vezes essas frases são completadas com coisas que realmente às escrituras "aprovam", mas me parecem ser mais reflexos da luta pessoal de uma pessoa por mais reconhecimento ou parecem estar ligadas a alguma insegurança ou luta que estão enfrentando, ao invés de representar as prioridades do Reino de Deus.
.
Vou dizer em voz alta: não tenho certeza de que nossos sentimentos sozinhos sejam um indicador confiável para qualquer tomada de decisão, "pois, se o coração nos condena, Deus é maior que nosso coração; Ele é conhecedor de tudo" (1ª João 3.20).
.
Os cristãos hoje confundem emocionalismo com fé, humor com inspiração, inclinações pessoais com orientação divina.
.
Nesses meus 39+3 anos de vida cristã já ouvi cristãos dizerem "Não vou servir no ministério até que Deus me diga exatamente o que fazer." Fico pensando quem somos nós para pensar que estamos autorizados a ficamos isentos da orientação bíblica de servir a Deus e aos outros (1ª Coríntios 15.58; Gálatas 5.13) porque "sentimos" que precisamos de uma revelação especial? 
Sentimentos são principalmente isso: sentimentos.
Se eu agisse de acordo com meu humor o tempo todo, provavelmente seria indicado à santidade em uma hora e, na próxima, estaria pronto para cometer um crime.

.
Deus fala conosco, só em Sua Palavra. E em Sua Palavra, Ele nos orienta sobre o que é importante para Ele e como os seguidores devem viver. 
.
Mas pastor: A Bíblia não trata de detalhes e por menores?  Como vou discernir a vontade de Deus?
O discernimento surge quando aplicamos os ensinamentos claros da Palavra de Deus à nossa situação específica. Isso acontece por meio da oração, reflexão na palavra de Deus, compartilhamento de experiências de membros da igreja que já aplicaram as Escrituras à uma necessidade específica e ao dar ouvido aos líderes a quem Deus deu sabedoria particular, que carinhosamente chamados de "Anjo da Igreja".
.
Pastor: É tão simples, mas porque parece difícil para mim discernir a vontade de Deus?
Nossas inclinações pessoais são como ruídos e interferências para ouvir a vontade de Deus.  Não que nossas inclinações pessoais sejam ruins, mas ouvir a Palavra usando nossas inclinações como filtro, causa efeito colateral - ruídos e interferências.
.
Lembra da história de Ananias e Safira (Atos 5)?  Eles decidiram fazer algo que era da vontade de Deus, mas a inclinação pessoal deles em desejar ter prestígio na Igreja, gerou interferência, e eles mentiram para o Espírito Santo.
Percebeu?  Quando nossas inclinações pessoais atravessam a comunicação da Vontade de Deus expressa nas Escrituras, acabam por nos levar a fazer a coisa certa da maneira errada.
.
Outro exemplo bíblico é a cura da doença do rei Ezequias (2º Reis 20).  Após ser curado e ganhar mais 15 anos, tomou a decisão de mostrar toda sua prosperidade para pessoas erradas.  E então o profeta Isaías foi alertá-lo e repreendê-lo pela decisão que tomou dizendo que "UM DIA" tudo e todos seriam levados cativos para Babilônia por causa da decisão que ele tomou.

Isso não te causaria medo?  Já pensou um dia saquearem sua casa e levarem sua família cativa?  Sei que você já arregalou o olhos.
Mas olha a resposta do rei Ezequias ao profeta Isaías:
"Respondeu Ezequias ao profeta: BOA É A PALAVRA DO SENHOR que anunciaste”, pois ele PENSOU que durante sua vida haveria paz e segurança" (v19).
.
Honestamente, o que a Bíblia diz que cada um de nós precisa fazer não precisa vir acompanhado de fogos de artifícios, para que possamos dizer: é isso!!!!. 

Nós já sabemos o que fazer: obedecer cada linha dEla, na verdade, desculpa a franqueza: simplesmente não queremos sinceramente fazer o que Ela diz. 
.
Então deixa eu falar em um tom mais alto novamente: Não Confunda Inclinações Pessoais com Direção Divina.
E se ainda está inseguro sobre o que fazer, escolha honrar a Deus.
.
"Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus" (1ª Coríntios 10.31)
.
Do seu pastor,
:: Eliézer Abreu

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.