vuCa: Como Viver Num Mundo Complexo

:: Pr. Eliézer Abreu •  Insight 031 • 2021
Publicado em 02/02/2021

Qualquer pessoa hoje tem muito mais informações, leis e meios de divulgação de pensamentos disponíveis hoje do que alguém pensou em ter no passado.
Fomos mais empoderados do que podemos lidar.
E tanto poder nas mãos de quem não sabe muito bem o que fazer com ele, pode ser perigoso.
Esse contexto torna o nosso mundo mais complexo do que nunca.
Um post nas redes pode ter um impacto tremendo.  Se fizermos algo indevido, há leis suficientes para complicar nossa vida, essa mesmas leis, nos empoderam para buscar direitos, justos ou não, se nos sentirmos injustiçado; e se quisermos nos vingar de alguém, há leis para isso também.
Mas a mais complexas de todas as situações é a posse da informação.  Todos nós achamos que sabemos tudo, pois é só pesquisar no Google que teremos uma resposta pronta para qualquer situação.  E ter a resposta hoje é quase sinônimo de ter a "sabedoria" para lidar com a situação.
Ledo engano - ter a informação não é o mesmo de ter sabedoria para lidar com uma situação.
O mundo se tornou complexo de viver.  Todos, certos ou errados, reivindicamos nossa razão.  Todos nós reivindicamos estar certo.  Todos queremos sair vencedores.
Na verdade ganhamos cabeça (razão), mas estamos perdendo o coração.
Para viver num mundo complexo precisamos de empatia e altruísmo.
Jesus disse em Mateus 5.38-42:
"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’.
Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.
E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa.
Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas.
Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado".
Se tudo for na lei de olho por olho e dente por dente, acabaremos por viver num mundo de cegos e desdentados.
Num mundo de mudanças rápidas que exige de nós agilidade e resposta rápida às situações, se não equilibrarmos essa pressão sendo empáticos a situação do outro e altruístas para atender a necessidade do outro, deixaremos emergir de nossas entranhas um espírito malévolo, vingativo e retaliatório que já existe dentro de nós por causa do pecado.
Se uma pessoa me magoa eu o isolo.  Se falou algo que não gostei "não levo desaforo para casa".  Me injustiçou abro um processo.  E a lista de situação parecidas é enorme.
Basicamente, esse era o mal-entendido judaico sobre “olho por olho, dente por dente”. Era assim que estava sendo aplicado no tempo de Jesus. Tornou-se uma licença de vingança, uma espécie de permissão bíblica para revidar.
Porém, Jesus corrige o erro dizendo: “Se qualquer te bater na face direita, ofereça-lhe também a outra”.
Se isso era um assombro para aqueles homens, ainda mais hoje, onde todos estão esbravejando por aí por seus direitos.
O egoísmo ocupa a cena principal e quando você tem um monte de pessoas egoístas, elas irão invariavelmente pisar umas nas outras.
É assim que vive a sociedade complexa.
Para vivermos neste nosso mundo complexo, precisamos mais do que nunca, uma dose extra de empatia e altruísmo.
Precisamos dar a outra face ao invés de guerrear.
Precisamos dar a capa ao invés de processar.
Precisamos andar mais um pouco ao invés de isolar.
Precisamos dar ao invés de virar a costas.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." (Provérbios 11.25).
Continua no próximo post...
Do seu pastor,