vucA: Como Viver Num Mundo de Ambiguidades

:: Pr. Eliézer Abreu •  Insight 032 • 2021
Publicado em 02/02/2021

A ambiguidade é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença.
É o sentido duplo de uma declaração: seja ela dita naturalmente ou maliciosamente.

Só falta encaixar esse parafuso filho, vá buscar a porca. --- Vamos, Rosinha!  É só por um instante!
Só falta encaixar esse parafuso filho, vá buscar a porca. --- Vamos, Rosinha!  É só por um instante!

A ambiguidade afeta a clareza da comunicação.
Deixa eu dar dois exemplos de sentenças ambíguas:
1-  Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.
Pergunto quem é o cachorro?  O animal de estimação do vizinho ou o próprio vizinho?
Há ironia ou não nessa oração?  Sem saber o que vai no meu coração ambas condições são possíveis, isso porque não está claro se gosto tanto assim do meu vizinho (ainda que o seu cachorro viva latindo) ou se eu não gosto dele (tanto que o chamo de cachorro porque ele incomoda com o seu barulho).

2- A atendente mal-humorada dobrou as camisas.
A atendente é mal-humorada ou está mal-humorada?
Com concertamos essas declarações?  Com clareza na comunicação.
Vamos reconstruir as duas frases, para deixar bem claro o que elas querem dizer:
1-  Adoro meu vizinho, mas o cachorro dele não para de ladrar. - Fica claro que gosto muito do meu vizinho, ainda que o cachorro dele me incomode latindo muito.
2- Mal-humorada, a atendente dobrou as camisas. - Ficou claro, que ela está mal humorada.
Para viver num mundo de ambiguidades precisamos de comunicação clara.
Onde há sempre mais de uma interpretação possível, sem resposta certa ou errada, ou quando a resposta é sempre “depende”, dar-se margem para interpretações pessoais, validando o direito pessoal de cada um de fazer o que quer e pensa.
O livro de juízes termina dizendo que "cada um fazia o que lhe parecia certo" (Juízes 21.25).  Como resultado Israel ficou complexo demais para viver, e entraram em um processo de falência em todas as áreas como nação.
Nenhuma família, igreja ou empresa sobrevive num ambiente onde a comunicação e a expressão de ideias não seja clara.
E para que a comunicação seja clara, precisamos: da VERDADE, LIDERANÇA e FIDELIDADE.
- Como não pode haver duas verdades (ou eu gosto ou não gosto do meu vizinho), só a VERDADE nós dará clareza de rumo a seguir.

- A comunicação precisa vir de um único lugar, e esse lugar é uma pessoa, o líder.  Seja em casa, igreja ou empresa.  Sem LIDERANÇA o povo se corrompe (Provérbios 29.2, 18-20).

- Não adianta ter a verdade, ter um líder, senão houver FIDELIDADE em viver pela verdade e seguir o líder que sabiamente aplica a verdade.
Sem esses três elementos trabalhando juntos, o resultado será o caos.
Pois bem, encerro essa série de posts sobre o mundo VUCA dizendo:
Unidos por um propósito, inspirados por uma visão, dotados de um coração empático e altruísta, aprendendo cada vez mais a falar a mesma língua e fiéis a uma liderança sábia, encararemos e transporemos esse mundo volátil (volatility), incerto (uncertainty), complexo (complexity) e ambíguo (ambiguity).
Do seu pastor,