Entenda a Perseguição Aos Cristãos

:: Jéssica Vieira
Publicado em 22/02/2021

Atualmente, mais de 340 milhões de cristãos são perseguidos no mundo. Entenda como a perseguição acontece

Os cristãos são perseguidos desde os tempos bíblicos. Atos 4 marca o início da perseguição aos cristãos logo após a descida do Espírito Santo, com a prisão de Pedro e João. Simbolicamente, então, esse foi o "início" da Igreja Perseguida.

A perseguição ocorre quando cristãos e suas comunidades experimentam pressão e/ou violência por razões relacionadas à fé deles em Jesus, fazendo com que cedam aos agentes de poder prevalecente em seu ambiente.

Quem são os cristãos perseguidos?

A realidade de quem vive no contexto de perseguição é bastante complexa. Às vezes, viver em um ambiente caótico (pobreza, marginalização, criminalidade, etc.) já cria desafios suficientes para as pessoas, independentemente de serem cristãs ou não. Outras vezes, os desafios podem ser resultados de antipatia ou ódio contra cristãos (ou pode ser que, em uma dada situação, os cristãos tenham dificuldades tanto como cidadãos comuns quanto por sua fé - "dupla vulnerabilidade").

Como os cristãos são perseguidos?

Enquanto a perseguição por meio da violência pode ser medida pelo número de incidentes ocorridos, a perseguição por meio da pressão precisa ser estudada de forma diferente.

Um exemplo é a situação dos cristãos nas Maldivas. De todos os lados, eles enfrentam uma enorme pressão de amigos, vizinhos, familiares e do governo, o que significa que mal conseguem expressar a fé. Devido à grande pressão e controle, os cristãos não conseguem se identificar como cristãos livremente. No entanto, se alguém procurasse uma lista de incidentes em que os cristãos foram agredidos, colocados na cadeia ou deportados, possivelmente encontraria poucos casos.

Quais são os tipos de perseguição que os cristãos enfrentam?

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever uma situação distinta que gera hostilidade (por pressão ou violência) contra os cristãos.

• Opressão islâmica - situação de perseguição em que países, comunidades e famílias são forçados ao controle islâmico.
  • Nacionalismo religioso - situação de perseguição em que países, comunidades ou famílias são forçados a ficar sob o controle de uma religião em particular (diferente do islã). Essa religião pode ser hinduísmo, budismo, judaísmo ou alguma outra.
  • Opressão do clã - situação de perseguição em que um clã ou família tradicional impõe a influência contínua de normas e valores antigos ou sistemas de crenças tradicionais.
  • Hostilidade etno-religiosa - situação de perseguição em que um grupo étnico sujeita outro grupo étnico a hostilidades porque o segundo grupo tem uma religião diferente.
  • Protecionismo denominacional - situação em que outros cristãos são perseguidos por uma denominação da igreja que visa garantir que ela continue sendo a única expressão legítima ou dominante do cristianismo no país.
  • Opressão comunista e pós-comunista - situação em que os cristãos são perseguidos e as igrejas controladas por um sistema estatal que deriva dos valores comunistas.
  • Intolerância secular - situação em que se busca transformar a sociedade na forma de uma nova ética radicalmente secularista. Está, parcialmente, relacionada a normas e valores sobre sexualidade, casamento e outras questões que são contrárias aos valores cristãos.
  • Paranoia ditatorial - situação de perseguição em que um governo autoritário faz de tudo para manter o poder. Não há foco especial na realização de uma visão ideológica.
  • Corrupção + crime organizado - situação de perseguição em que grupos ou indivíduos criam um clima de impunidade, anarquia e corrupção como meio de enriquecimento pessoal.

As fontes de perseguição aos cristãos

O termo “fontes de perseguição” é usado para definir grupos de pessoas que realizam as ações de pressão ou violência contra os cristãos.
São 12 categorias distintas de fontes de perseguição, uma é relacionada ao governo e as demais são relacionados à sociedade. Veja as categorias abaixo.

• Oficiais do governo - professores, policiais, autoridades locais, presidentes, etc.
  • Líderes de grupos étnicos - chefes tribais, etc.
  • Líderes religiosos não cristãos - imãs, rabinos, monges budistas, etc.
  • Líderes religiosos cristãos - papas, patriarcas, bispos, padres, pastores, etc.
  • Grupos religiosos violentos - Boko Haram, Hamas, Bodu Bala Sena (BBS) e Sinhala Ravaya (SR), etc.
  • Grupos de pressão ideológica - grupos de direitos LGBTQ+, direitos ao aborto, etc.
  • Cidadãos e quadrilhas - estudantes, vizinhos, lojistas, etc.
  • Parentes - membros diretos da família ou o círculo mais amplo de parentes.
  • Partidos políticos - seja no âmbito local ou nacional, por exemplo, Bharatiya Janata Party (BJP) na Índia, AKP na Turquia.
  • Grupos paramilitares – por exemplo, FARC, na Colômbia.
  • Redes criminosas – há vários cartéis na América Latina, Itália e outras partes do mundo.

-----------

:: Jéssica Vieira