Não Existem Culpados, mas Parceria! • Parte I

:: Pr. Eliézer Abreu • Insight 050 • 2021
Publicado em 24/02/2021

"Adão: você comeu do fruto? Foi por causa da mulher que Tu me destes...a serpente que me enganou" (Gênesis 3)
Naturalmente, existem muitas coisas que você gosta na sua casa ou no ministério.   Mas é provável que também haja algumas coisas que você não gosta.  Talvez até algumas coisas que você vê que o incomodam profundamente.

Estar descontente com as coisas vem no pacote da família e no ministério.

Na verdade, parece que eu você ganhamos a capacidade de detectar problemas, em parte, é isso que nos torna um bom líder em casa e no ministério.
Afinal, é esse profundo descontentamento que nos leva a querer tornar as coisas melhores.
Mas aprendi com o tempo que esse mesmo contentamento que nos motiva a tornas as coisas melhores, são os mesmos que tem potencial para nos ferir e ferir outras pessoas se o manejarmos mal.
Quando respondemos de forma inadequada a algo que não está bom, podemos:
- atrapalhar nossa família e ministério;
- machucar pessoas, e não importa se as amamos ou não, pessoas são pessoas;
- gerar bloqueios e impedimentos nos relacionamentos e desenvolvimento da família ou do ministério.
Para evitar que isso aconteça quero propor algumas posturas, que começo a listar neste primeiro post.
1- Não Deixe de Assumir Suas Responsabilidades
Não transfira ou culpe ou outros por uma situação que você não está satisfeito.
Se você é o chefe da família ou líder de um ministério, tudo que acontece em casa ou no ministério, é de sua responsabilidade.
Líderes eficazes nunca culpam alguém ou uma situação, em vez disso, eles assumem  suas responsabilidades.
Tenho aprendido isso às duras penas.
Não é de nossa responsabilidade lidar com todos os problemas pessoalmente, mas cabe a nós garantir que daremos direção e suporte a aqueles que irão cuidar da solução do problema.
Lembre-se, mesmo que alguém tenha gerado o problemas, ela não é culpada pelo problema, pois todo problema é carregado de processos que falharam.
Durante esses anos de pastoreio e de chefe da minha casa, tenho que me lembrar sempre: Sou o líder.  Não é culpa de ninguém, nem minha, mas sou o responsável em guiar e dar direção a minha igreja e a minha família na solução do problema.
Adão e Eva não ganharam nada ao procurar culpados.
Adão deveria liderar aquela que foi colocada ao lado dele para ser sua auxiliadora.  O resultado da busca de culpados foi desastroso.
Lembre-se: Não há culpados, mas parceiros!.
continua no próximo post...

Do seu pastor,