Contribuição:  Há Muito em Jogo!

:: Pr. Eliézer Abreu
Publicado em 19/03/2021

Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia.
No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade.
Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria
eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos.
E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus.
2ª Coríntios 8.1-5
O assunto dinheiro gera reações diversas, pois depende de como cada pessoas lida com ele.
Assim também é a contribuição generosa, pois dependendo de como você lida com o dinheiro, isso refletirá na maneira como você irá contribuir: generosamente ou não.
Por toda a Bíblia somos ensinados que a relação com o dinheiro ela é espiritual, e por isso há muita coisa em jogo quando não há um entendimento saudável sobre o assunto.
Dentre elas quero destacar duas que julgo serem as mais sérias.
1. As igrejas estão deixando as pessoas desnutridas quando se trata de dinheiro e gestão das posses.
O discipulado da igreja deve estar comprometido em abordar todas as áreas do discipulado. Porém, o ensino completo na área de dinheiro e posses tem sido negligenciado. O ensino nesta área tem sido superficial e tendencioso, e isso em nada ajuda.
Em uma cultura como a nossa que é tão materialista, nossa compreensão do dinheiro e das posses e como isso se encaixa em nossa perspectiva de fé, é crítica.
Jesus estava preocupado com isso há dois mil anos. Ele sabia que o dinheiro tinha o potencial de ser outro deus para nós, e isto ele mostrou claramente em Lucas 16.
E a relação om o dinheiro, exerce poder sobre os homens, então, este é um ensinamento poderoso e temos que ensiná-lo.
É necessário para a igreja fornecer alimento espiritual na área de dinheiro e posses.
2. Nossas Igrejas Estão Sendo Limitadas Na Realização De Sua Missão Pela Falta De Recursos Financeiros Suficientes, que não deveria estar acontecendo.
Em um país tão rico como o nosso, apesar da má distribuição de renda, não há razão para nossas igrejas terem que limitar seu ministério por causa de recursos financeiros insuficientes.
A melhor pesquisa que temos indica que as doações entre os crentes estão em torno de 2,5% de sua renda.
Pense sobre isso.
A- se o dízimo é 10%, então estamos falhando feio;
B- Por outro lado, se os crentes dessem apenas metade do dízimo (se assim podemos admitir), isso dobraria o nível de doações nas igrejas.

Imagine o impacto no ministério da igreja se todos entendêssemos o papel espiritual do dízimo e fôssemos todos fieis.
Com os ministérios seriam exponencialmente estendidos.
Somente aumentando sensibilidade no coração dos doadores e confiando que Deus já providenciou tudo para nós (Mt 6), faremos um progresso significativo.
Há muito em jogo para não darmos devida atenção as finanças do povo e da igreja.

Do seu pastor,