A Influência do Cristão • Rosanea Ovídio

Lição 16 - Módulo III - 13JUN2021
Publicado em 12/06/2021

A VIDA DE NOSSO SENHOR
EBD – Lição 16 – Módulo III – 13JUNL2021
A INFLUÊNCIA DO CRISTÃO
::
O Ministério na Galileia
Estruturando o Reino - O Sermão do Monte
::
ESTUDO CRONOLÓGICO NOVO TESTAMENTO

 

O caráter de uma pessoa é construído por meio de hábitos e relações que fazem parte da experiência individual. Ele está intimamente ligado ao modo de pensar, sentir ou reagir de cada indivíduo, ou seja, se reflete nas atitudes e ações tomadas ao longo da vida.

 

Na lição de hoje, Jesus enfatiza a necessidade de cristão exercer influência no mundo. Que influência devemos exercer num mundo tão cheio de maldade, corrupção e violência? Para definir a natureza dessa influência, Jesus usa duas figuras comuns do lar:  sal e luz.

 

1. VOCÊS SÃO O SAL DA TERRA (Mateus 5.13)

O sal tem diferentes funcionalidades. Para que serve o sal?

a) TEMPERAR E DAR SABOR À COMIDA (v13) – O sal na comida faz toda a diferença. Podemos começar a pensar que uma das características que precisam distinguir o cristão é essa: fazer a diferença no mundo.

b) PRESERVAR E EVITAR A DETERIORIZAÇÃO (APODRECIMENTO) - o sal interrompe a decomposição, evita a destruição e preserva tudo o que está em contato com ele. Assim, se o crente vai ser “o sal da terra”, deve ter uma influência antisséptica no mundo. A presença do cristão deve evitar o progresso do mal e derrotar a podridão ao redor.

c) PURIFICAR (PUREZA) - Uma das características da sociedade em que vivemos é o rebaixamento dos padrões de pureza. Não há mais restrições na área moral – sexo antes de casamento é normal, e infidelidade no casamento é comum. O cristão é “chamado a ser um purificador moral em um mundo onde os padrões morais são baixos, instáveis ou mesmo inexistentes” (R.V.G. Tasker).

d) GARANTIR O EQUILÍBRIO NO ORGANISMO - Nossa presença precisa ser de regulação e equilíbrio na sociedade.

e) FERTILIZANTES – Os fertilizantes são usados com a função de fornecer nutrientes essenciais para o desenvolvimento, suprindo a deficiência do solo e a demanda das plantas.

 

1.1. O SAL NO ANTIGO TESTAMENTO

Utilizado nos sacrifícios (Levítico 2.13; Ezequiel 43; Números 18.19; 2º Crônicas 13.5)

Aliança perpétua de Sal – representa uma aliança indissolúvel, um pacto eterno, fidelidade.

 

1.2. A INEFICÁCIA DO SAL

Em Mateus 5.13 vemos que se o sal se tornar insípido, sem sabor, para nada mais presta, senão para ser lançado fora, ser pisado pelos homens. Sendo assim, precisamos conservar nossa pureza espiritual

Quando o sal perde sua salinidade, perde sua capacidade de influenciar e torna-se: Irrecuperável; inútil, condenado à destruição.

 

2. VOCÊS SÃO A LUZ DO MUNDO (Mateus 5.14-16)

Jesus convoca seus seguidores a ser aquilo que Ele mesmo é – “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário terá a luz da vida”           (Joao 8.12).

 

Para que serve a luz?

a) ILUMINAR –  O  cristão não pode se esconder e deixar de brilhar a sua luz.  A Luz deve ser vista.

b) DISSIPAR AS TREVAS - Jesus nos tirou das trevas para a sua maravilhosa luz e por isto precisamos resplandecer como luzeiros, dissipando as trevas do mundo. O mundo jaz no maligno e suas propostas vão contra o princípio da palavra de Deus. Não podemos deixarmos ser influenciados pelo mundo e sua concupiscência, mas  precisamos influenciarmos com nossa vida.

c) AVISAR DO PERIGO - A luz revela os perigos que nos cercam neste mundo tenebroso.

d) GUIAR – Por meio do nosso Testemunho (nossa luz brilhando) podemos guiar muitas pessoas que estão perdidas à luz que é Jesus. A luz deve brilhar no mundo, onde as trevas dominam.

 

2.1. O RESULTADO DA LUZ

  • Outros podem ver as nossas boas obras – Ação do cristão; seu testemunho diário.
  • Outros podem glorificar ao nosso pai nos céus – tudo que fazemos, todas as nossas ações devem glorificar ao Pai.

 

3. A ESSÊNCIA DE DEUS – A ESSÊNCIA DO CRISTÃO

A essência de Deus é imutável, portanto, seus atributos e caráter também são imutáveis.

Existem atributos que pertencem somente a ele, que são permanentes, distintivas e inseparáveis da sua natureza (atributos incomunicáveis: Eternidade; auto-existência; imutabilidade; onipresença; onipotência e Onisciência).

Entretanto, Deus tem também atributos que são transmitidos a seus filhos (atributos comunicáveis: Justo, santo, bom, benigno, reto, verdadeiro).

 

CONCLUSÃO:

Jesus está nos enfatizando que deve haver uma diferença entre o cristão e o mundo. Precisamos ter o caráter de Cristo e isto significa que nosso modo de pensar e agir, nossa prática precisa ser diferente das ações do mundo. Nossa conduta é norteada pelos princípios bíblicos. 

 

Aprendemos nesta lição que fomos colocados no mundo com esse papel duplo:  Como sal, para interromper ou pelo menos retardar o processo da corrupção moral e espiritual, e como luz para desfazer as trevas deste mundo e guiarmos as pessoas que estão nas trevas para a luz, que é Jesus Cristo.

 

Para sermos Sal e Luz neste mundo é preciso que tenhamos os atributos comunicáveis de Deus em nós.

 


Autores:

 

:: Pr. Gilberto Martins

 


:: Pb. Ivan Pisani


 

:: Rosanea Ouvídio

 


 

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.