Encontros com Jesus • Leandro Rangel

Lição 22 - Módulo III - 25JUL2021
Publicado em 24/07/2021

A VIDA DE NOSSO SENHOR

EBD – Lição 22 – Módulo III – 25.JULHO.2021

A Vida do nosso Senhor. Segunda Viagem (2ª Parte).

ENCONTROS COM JESUS

ESTUDO CRONOLÓGICO NOVO TESTAMENTO

 

LINK DO QUIZ LIÇÃO 22 - MÓDULO III -- https://wordwall.net/pt/resource/19412369 

 

Na última lição vimos Jesus curando um servo de um Centurião e ressuscitando o filho de uma viúva. Jesus fala com os discípulos de João Batista e ressalta o papel de preparar o caminho da nação para a sua chegada e afirma ser o Messias.

Na lição de hoje veremos dois encontros marcantes. Um envolvendo uma Mulher, que lava os pés de Jesus. Outro encontro os doutores acusam Jesus de servir a Belzebu. Nos dois momentos vemos Jesus se afirmando como Messias e Filho de Deus.

Vamos estudar e meditar nesses fatos.

 

1. Os pés de Jesus são ungidos; a parábola dos dois devedores (Lucas 7.36-50)

a) Certa mulher daquela cidade (4 atitudes)

1-Regou (molhou) os pés com lágrimas (v.38)

2-Enxugou os pés com os cabelos (v.38)

3-Beijou os pés (v.38)

4-Ungiu os s pés com perfume (v.38)

 

Originalmente a forma neutra do grego alabastros era usada para designar um frasco de alabastro que possuía um gargalo comprido. Quando o conteúdo era utilizado, tal gargalo era rompido. Geralmente o conteúdo armazenado nesses frascos eram óleos e essências.

O alabastro era uma variedade de carbono de cálcio produzido por depósito natural e hidratado. Existe uma diferença entre os alabastros da antiguidade e os mais modernos. O alabastro moderno é um tipo de gesso, sendo uma pedra mais mole.

Um fariseu de nome Simão, sendo fariseu (v.39)

O fariseu esperava que Jesus, na qualidade de sábio rabi e líder religioso, rejeitasse a atenção da mulher como um insulto. Os rabis daquele tempo jamais falavam com uma mulher publicamente se pudessem evitá-lo, e se o faziam, sua conduta era excepcional (João 4.27). Simão concluiu que Jesus era ou estúpido ou relaxado.

A parábola

Tinha como propósito levar Simão a refletir sobre o que ele estava pensando a partir das atitudes da mulher. Esta funcionou muito bem.

Jesus e o poder de perdoar pecados

Com a palavra de Jesus para a mulher pecadora, podemos afirmar que não existe pecado que Jesus não possa perdoar. Precisamos ler esse ponto reforçado com as palavras de Jesus em 1ª João 1.

Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.” 1ª João 2.1-2

 

2. A segunda viagem pela Galiléia (Lucas 8.1-3)

Lucas descreve um aspecto no ministério do Senhor, durante este período, que não é mencionado em nenhuma outra parte. Ele e os doze formaram um grupo itinerante, indo de um lugar para o outro com a mensagem do reino de Deus; outro grupo, composto de mulheres de bens, providenciavam o necessário para que eles fossem recebidos e mantidos (1-3). Esse grupo de mulheres seguiu a Jesus até a cruz (vide Lucas 23.49). Lucas continua esta seção com a parábola do semeador e sua interpretação (4-15),

 

Ensinando junto ao mar da Galiléia

 

3. Advertência aos fariseus e aos mestres da lei.

     

A acusação contra Jesus (Marcos 3.20-21)

Os parentes que se preocuparam eram de fato membros da família, que é a conotação normal da frase grega, hoi par' autou. Parece que sua mãe e seus irmãos ficaram sabendo, lá em Nazaré, de suas incessantes atividades. Seu propósito era de o prender e de levá-lo à força com eles, porque achavam que ele estivesse esgotado e mentalmente perturbado.

 

     A cura do endemoninhado (Mateus 12.22-30; Marcos 3.22-27)

Quando a família chegou a Cafarnaum, encontrou o Senhor ocupado discutindo com os escribas . . . de Jerusalém. A discussão surgiu por causa das repetidas acusações dos escribas (gr., imperfeito, elegon) que Jesus estava aliado ao poder satânico. Belzebu.

A origem e o significado da palavra não são conhecidos, mas obviamente foi usada nesta ocasião referindo-se ao diabo, o maioral dos demônios. A acusação era que Cristo recebera poder do próprio Satanás e que através dele expulsava demônios.

Belzebu, nome de Satanás, o chefe dos espíritos malignos. De origem Chaldee; deus do estrume; Belzebu, um nome de Satanás. 

Há um reino que está acima de todas as coisas: o reino de Deus.

Reino 

De basileus; corretamente, realeza, isto é, regra ou um reino. 

De Deus 
Uma divindade, especialmente a suprema Divindade; figurativamente, um magistrado; pelo hebraísmo, muito. 

 

 O pecado imperdoável (Mateus 12.31-37; Marcos 3.28-30)

Rechaçar a voz do Espírito Santo quando tenta nos convencer de pecado é blasfemar contra Ele. Como uma pessoa só pode salvar-se por meio do Espírito Santo e sua obra, quando a gente não quer arrepender-se nem reconhecer seu pecado está rechaçando o perdão que lhe brinda Deus.

Algumas vezes os crentes temem ter cometido acidentalmente este pecado imperdoável. Mas só os que deram as costas a Deus e não querem acreditar precisam preocupar-se.

Jesus diz que não serão perdoados, não porque seu pecado seja pior que outros, mas sim porque nunca pedirão perdão.

Os que rechaçam a voz do Espírito Santo rechaçam a única força que os pode guiar ao arrependimento e à restauração das relações com Deus.

 

Por que a blasfêmia contra o Espírito Santo é imperdoável? Em que sentido entendê-la?

Tomás de Aquino responde que se trata de um pecado «imperdoável por sua própria natureza, porque exclui aqueles elementos graças aos quais é concedida a remissão dos pecados».

A blasfêmia não consiste propriamente em ofender o Espírito Santo com palavras, mas, antes, na recusa de aceitar a salvação que Deus oferece ao homem, mediante o mesmo Espírito, agindo em virtude do sacrifício da cruz.

Se o homem rejeita o deixar-se «convencer quanto ao pecado», que provém do Espírito Santo e tem carácter salvífico, ele rejeita contemporaneamente a «vinda» do Consolador: aquela «vinda» que se efetuou no mistério da Páscoa, em união com o poder redentor do Sangue de Cristo: o Sangue que «purifica a consciência das obras mortas».

Blasfêmias, Linguagem abusiva ou indecente, blasfêmia. De blasphemos;

vilificação.

 

A blasfêmia contra o Espírito Santo é acompanhada pelo espantoso pronunciamento de que o que assim peca, se torna culpado de um pecado eterno que não pode ser perdoado. Isso é uma advertência solene contra a rejeição persistente e deliberada da chamada do Espírito Santo para a salvação em Cristo.

 

O sinal de Jonas (Mateus 12.38-45)

A rainha do sul -> os ninivitas.

Sinal do profeta Jonas -> Jesus morrer e no terceiro dia ressuscitar.

 

4. A verdadeira família (Mateus 12.46-50; Marcos 3.31-35; Lucsd 8.19-21)

 

CONCLUSÃO

É maravilhoso poder verificar o agir de Jesus na vida de uma mulher ou mesmo na multidão. Ele perdoa no privado como também no público, no individual e no coletivo. Ele é acessível buscando cada indivíduo vai poder se encontrar com o autor da Vida.

Mesmo operando sinal e prodígios os doutores e mestres não aceitavam Jesus. Hoje temos na mesma situação tem que aceite e que rejeite.

Autores: Pr. Gilberto, Presb. Ivan e Leandro

 

 

 

 


Autores:

 

:: Pr. Gilberto Martins

 


:: Pb. Ivan Pisani

:: Leandro Rangel

 

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.