Milagres junto ao mar • Os cinco poderes • Rosânea Ovidio

Lição 26 - Módulo III - 22AGO2021
Publicado em 21/08/2021

A VIDA DE NOSSO SENHOR

EBD – Lição 26 – Módulo III – 22.AGO.2021

Milagres junto ao mar - Os cinco poderes

ESTUDO CRONOLÓGICO NOVO TESTAMENTO

 

Os sinais demonstravam o poder de Jesus sobre: as doenças e demônios, sobre a natureza, e para perdoar pecados. Cristo estava demonstrando o Seu poder, e através dos sinais; declarar ao mundo que o Reino profetizado no passado já estava entre eles.

 

  1. Milagres junto ao mar

O poder sobre a natureza comprova sua divindade Jo 1.1-14

Jesus acalma a tempestade (Mt 8.18-27; Mc 4.35-41; Lc 8.22-25)

O ENCANTO DO MAR DA GALILEIA

Também conhecido como Bahr Tubariya, Ginnosar, lago da Galileia, Lago de Genesaré, Mar de Quinerete, Lago de Tiberíades, Águas de Genesaré.

Mt 8.23-27

Tempestades violentas não são raras na Galiléia. A calma pacífica do Mar da Galiléia pode rapidamente transformar-se numa violenta tempestade. Uma tempestade em março 1992 provocou ondas de 10 metros de altura saltando Tiberíades e causando danos significativos no centro da cidade.

Lucas coloca a questão mais fortemente: "Onde está sua fé?", Como se tudo tivesse se afastado sob a pressão de seus medos. No entanto, a palavra “de pouca fé” era singularmente apropriada. Eles não haviam perdido completamente a confiança Nele, mas não haviam aprendido a lição da fé do centurião, e estavam apenas à vontade quando ouviram Sua voz e viram que Ele estava cuidando deles.

Mas o fato de terem-se voltado para ele no auge da aflição demonstra uma raiz de fé que podia ser desenvolvida.

Alguns cristãos acham que estar com Cristo os isenta de passar por tempestades. Há quem afirme que o discípulo de Cristo não deve passar por tribulações, enfermidades ou problemas, mas as escrituras nos dizem o contrário. (Jo 16.33); (Sl 34.19); (Rm 8.18); (2Co 4.17); (Mt 5.12); (1Jo 3.1-2)

  1. A cura de dois endemoninhados (Mt 8.28-34; Mc 5.1-20; Lc 8.26-38)

Terra dos Gadarenos. Foi assim denominada segundo a cidade de Gadara ao sul. Marcos e Lucas dizem "gerasenos", da vila chamada Gerasa – agora em ruínas à beira do lago – que talvez ficasse no distrito pertencente a Gadara.

Dois endemoninhados. Os outros sinóticos (Marcos e Lucas) mencionam apenas o mais importante dos dois. Os endemoninhados, no N.T., são descritos não como grandes pecadores nem como vítimas de insanidade (ainda que o demonismo possa produzir tais efeitos), mas como pessoas cujas mentes ficaram sob o controle de um ou mais espíritos maus.

Os proprietários da grande manada de porcos eram judeus provavelmente, que estavam violando a lei mosaica – pelo menos em espírito – nesse território judeu (sob o governo de Herodes Filipe). Foi por isso que não moveram um processo legal contra Jesus pela perda. Por que um pedido tão estranho da parte dos demônios? Talvez fosse para agarrar uma última oportunidade de fugir ao confinamento no abismo (Lc. 8.31; Ap. 20.1-3). Mas os porcos, debandaram, atirando-se nas águas do mar, frustrando quaisquer que fossem os propósitos dos demônios.

Rogaram que se retirasse. Este pedido, fruto do medo (Lc. 8.37), partiu da população, não exatamente dos proprietários. Horrorizados mas não arrependidos, não quiseram mais saber de Cristo.

  1. A ressurreição da filha de Jairo e a cura da mulher hemorrágica (Mt 9.18-26; Mc 5.21-43; Lc 8.40-56)

Jesus mudou uma situação que tinha sido problema a 12 anos. Como o leproso e o homem possuído  pelo demônio (Mt 8.3 e 8.28), esta mulher doente era considerada imunda. Por doze anos, tinha sido alguém em quem não se podia tocar e não tinha podido levar uma vida normal. Mas Jesus operou a mudança e a restaurou. Algumas vezes somos tentados a nos desanimar quanto as circunstâncias que nos afligem por muito tempo. Deus pode mudar o que parece impossível, dando vida nova e esperança. A mulher Tocou na orla da veste de Jesus. Provavelmente a borda de um dos quatro cantos de sua capa, usada pelos israelitas de acordo com Nm 15.38 e Dt 22 12. Mateus, em relação a Mc e Lc, resume o registro mas observa que Jesus tornou claro à mulher que a fé, não a orla, foi a razão de sua cura.(Mt 9.21-22).

Esse acontecimento, como tantos outros, é mais uma ilustração notável da fé em ação.

A ressurreição da filha de Jairo. O vers. 23 descreve a situação comum numa casa oriental, onde haja morte. Eram pagas pessoas para lamentarem o falecido. Os instrumentistas tocavam flautas.

A menina não está morta, mas dorme (24). A declaração não é uma opinião errada que Jesus formou, nem uma verdade literal que ela estivesse simplesmente inconsciente, nem um argumento de que a morte é o sono da alma. Antes, foi dito à luz do que Ele ia fazer a seguir. O Senhor quis dizer que sua morte se tornara um sono passageiro devido ao fato que, dentro em breve, ia ressuscitá-la.

O rabino da sinagoga local não foi em busca de Jesus a não ser quando sua filha já tinha morrido. Já era muito tarde para fazer algo. Mas Jesus simplesmente se aproximou dela e a ressuscitou! Em nossas vidas, Cristo pode mudar tudo quando nos parece que já é muito tarde. Pode reconciliar matrimônios separados, liberar de vícios, perdoar e transformar aqueles que desprezam aos outros. Se em sua situação parece que não há esperança, lembre-se que Cristo pode fazer o impossível.

Conclusão:

O Senhor em muitos casos de cura declara "Seus pecados estão perdoados". Devemos tomar cuidado em não nos concentrar mais no poder de Deus para curar enfermidades físicas do que em seu poder para curar enfermidades espirituais que é o pecado que todos temos. Jesus vê a necessidade de cura espiritual além da cura física. A saúde espiritual só se obtém pelo poder restaurador de Jesus. Devemos reconhecer que não podemos ser curados por nós mesmos e buscar em Cristo a ajuda salvadora.

Todos, seremos curados completamente quando Cristo vier em seu Reino; mas primeiro devemos busca-lo e conhecê-lo.

 

Autores:

 

:: Pr. Gilberto Martins

 


:: Pb. Ivan Pisani


 

:: Rosanea Ouvídio

 


 

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.