Terceira Viagem • Leandro Rangel

EBD – Lição 28 – Módulo III – 04SET2021
Terceira viagem
ESTUDO CRONOLÓGICO NOVO TESTAMENTO

Jesus continua seu ministério anunciando o Reino de Deus e instruindo seus discípulos seja a quem deva abordar e até sobre as perseguições. Seus sinais e prodígios são cada vez mais conhecidos tanto no círculo das autoridades romanas como das multidões.
É o que veremos nessa lição.

1- Instruções para a jornada (Mateus 10.5-15; Marcos 6.8-11; Lucas 9.3-5)
Prioridade para Israel (ovelhas perdidas de Israel)
Mensagem: “o reino de Deus está próximo” Essa frase seria do conhecimento do israelita.
Condições: dependência de Deus.

2-Advertência quanto à perseguição (Mateus 10.16-33)

Sábios como serpentes.
A idéia da serpente como símbolo da sabedoria parece ter entrado nas primeiras parábolas da maioria das nações do Oriente. Encontramos nos templos egípcios, nas serpentes retorcidas da vara de Esculápio e de Hermes, na adoração à serpente das raças turanianas, na história em Gênesis 3 da serpente que era “mais sutil do que qualquer animal do campo”. . ”Na maior parte, aparece nas Escrituras como representando uma sabedoria maligna a ser combatida e superada

Inofensivo como pombas.
Melhor, simples, sincero - isto é, “inocente”. O grego indica mais do que simples inofensividade - um personagem no qual não há uma liga de motivos básicos. Mais uma vez a verdade aparece na forma de paradoxo. Os discípulos de Cristo devem ser ao mesmo tempo supremamente astutos e absolutamente sinceros. A referência de nosso Senhor a esse simbolismo ganha um novo significado quando nos lembramos de que Ele tinha visto os céus abertos e o Espírito de Deus descendo “como uma pomba” sobre Si mesmo ( Mateus 3.16 ). Nesse e por esse Espírito, as duas qualidades que parecem tão contraditórias são reconciliadas.

3- O custo e a recompensa do discipulado (Mateus 10.34-42; 11.1; Marcos 6.12; Lucas 9.6)
Jesus não esconde as dificuldades que teriam aqueles que desejam segui-lo, mas em contra partida ele garante que há uma recompensa e está não será perdida.
Vale a pena seguir a Cristo.

4- Herodes e seu conflito interno quando Jesus aparece pregando (Mateus 14.1-12;   Marcos 6.14-29; Lucas 9.7-9)
As notícias acerca de Jesus chegam até as cortes romanas. Seus milagres, sinais e prodígios são anunciados entres os povos. Neste momento de anunciar o Reino de Deus, João Batista encontra-se preso por denunciar as atitudes de Herodes para com a esposa do seu irmão, Herodes Filipe I. O governador ouve sobre Jesus e deseja saber se é um “outro” João Batista? Seduzido pelas paixões, permite a jovem dançarina um pedido qualquer. Nesse momento a vida de João Batista corre grande perigo, pois a dançarina é filha de Herodias e essa se vinga das denuncias feitas por João Batista e pede a cabeça daquele que preparou o caminho para Jesus.

5- Alimentando 5.000 (a 1a primeira multiplicação dos pães)
 A terceira Páscoa (Mateus 14.13-21; Marcos 6.30-44; Lucas 9.10-17; João 6.1-12)
O que podemos aprender com a multiplicação dos pães e peixes?
A história da multiplicação dos pães e peixes, alimentando uma multidão de cinco mil pessoas, é um dos fatos da vida de Jesus mais conhecidos. Também é uma das raras histórias que é relatada nos quaro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João). Este trecho emblemático nos mostra o poder de Deus, e como Jesus agia de forma calma e serena mesmo em situações rotineiras. Também veremos que todas as pessoas podem ser usadas para ajudar os outros, até mesmo crianças. Quando estamos dispostos a nos apresentar a Deus com o que temos, somos usados de forma que nem podíamos imaginar.

CONCLUSÃO
A perseguição não é de hoje, portanto não é algo pertinente a nossa geração. Seremos confrontas e lobos viram nos atacar. Reconhecer que Jesus é o Senhor e Salvador e se cedermos às pressões chegando ao ponto de nega-lo no dia do juízo final ficaremos longe do Senhor (inferno).

Seja dos homens simples até autoridades com Herodes, se não deixarmos Jesus ser Senhor de nossa vida, viveremos longe do Senhor eternamente. Jesus opera milagre sempre que for necessário seja no privado ou na hora de alimentar uma multidão. Podemos atravessar as tempestades (dificuldades nessa vida) com ou Jesus fora do barco. Ele deseja ver nossos passos de Fé na sua direção.

Autores:

:: Pr. Gilberto Martins