Ensinamentos Preciosos para o discipulado • Rosânea Ovidio

Lição 29 - Módulo III - 12SET2021
Publicado em 12/09/2021

A VIDA DE NOSSO SENHOR
EBD – Lição 29 – Módulo III – 12.SET.2021
A vida de nosso Senhor (parte 1)
Ensinamentos Preciosos para o discipulado 
ESTUDO CRONOLÓGICO NOVO TESTAMENTO


Precisamos olhar para esse momento do ministério de Jesus na perspectiva do Mestre e dos discípulos. 
O objetivo dos ensinamentos de Jesus era preparar os discípulos para seu ministério futuro, pois este grupo seriam os líderes que transformariam o mundo com o anúncio de um reino eterno, incorruptível que  está ao alcance de todos os que creem em Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.

 

1- Jesus anda sobre as águas (Mateus 14.22-33; Marcos 6.45-52; João 6.16-21)
Logo em seguida ao milagre da multiplicação dos peixes e dos pães, os discípulos de Jesus seguem a orientação de Jesus de pegar o barco e ir para o outro lado. Jesus despediu-se da multidão e foi ao monte orar. 

Altas horas da madrugada, Jesus vê que o barco com os discípulos já estava distante e que as ondas estão  fortes então  ele dirige-se ao barco andando sobre as águas. Os discípulos porém ficam atemorizados e mesmo diante da fala de Jesus dizendo que era ele e que eles não temessem ainda há duvidas no coração dos discípulos e Pedro com sua fé oscilante  pede a Jesus que comprove que é ele permitindo que ele ande sobre as águas indo a seu encontro. 

Jesus  permite-lhe vir, entretanto ao desviar o seu olhar do Senhor Jesus e perceber as grandes ondas  à sua volta começa a afundar. 
Jesus o segura pelas mãos e sobe ao barco com Pedro e o mar logo se acalma. Mesmo os discípulos tendo vivenciado  milagres e sinais de Jesus ainda não compreendiam e reconheciam  o seu poderio.  

 

2- Recepção em Genesaré (Mateus14.34-36; Marcos 6.53-56)

As multidões estavam à procura de novos milagres para sua vida. A noticia de que Jesus estava por perto e que ao tocar na borla do seu manto  poderia ser curado trouxe muitas pessoas doentes para onde Jesus estava.

Genesaré era bem próximo de Cafarnaum e talvez a experiência da mulher do fluxo de sangue que fora curada ao tocar no manto de Jesus despertasse a fé do povo de Genesaré. Mateus e Marcos relatam que todos que  nele tocaram foram curados. Sua fé era confiante, por isto receberam as curas que almejavam.

 

3- O Pão da Vida (João 6.22-59)
Joao 6.22-25 começa com a expressão: “No dia seguinte” referindo-se ao milagre da multiplicação dos Paes que acontecera no dia anterior. Quando a multidão percebeu que Jesus não estava mais ali na cidade entraram nos barcos rumo a Cafarnaum em busca de Jesus.

Eles buscavam o mestre a fim de terem suas necessidades materiais supridas. Mesmo vendo maravilhas e sinais de Jesus, eles ainda não reconheciam quem Jesus era. Ao invés de buscar suprir suas necessidades espirituais, só estavam interessados nas conquistas materiais, que perecem.  

Não compreendiam que os valores do reino são incorruptíveis e não são momentâneos, mas eternos. Jesus apresenta-se como o Pão da vida, que sacia a fome e a sede daquele que crer nele.  

Em Isaias 55.1-2 o profeta faz menção a um convite, aos sedentos, que venham às águas (ao manancial que é Jesus) e comprem leite e vinho sem dinheiro. Não há valor neste mundo que possa pagar pela salvação que foi concedida a nós por meio do sacrifício de Jesus na cruz do calvário. 

A vida eterna não está condicionada à situação financeira, mas à fé em Cristo Jesus.

 

4- A Hipocrisia dos Fariseus e dos mestres da lei: Mãos não lavadas (Mateus 15.1-20;
Marcos 7.1-23)

Os fariseus (guardiões da tradição) e alguns escribas (os legalistas) vieram de Jerusalém até onde Jesus estava e observavam que os discípulos de Jesus não lavavam as mãos antes de comer. Ficavam preocupados em guardar suas tradições porém não preocupavam-se em guardar seus corações  da impureza e imoralidade. Davam maior importância aos rituais religiosos e à tradição do que os mandamentos bíblicos.

O problema não estava na tradição, mas na substituição da lei de Deus pelas tradições dos homens. Colocavam a tradição acima da Lei de Deus. Jesus condena a hipocrisia  destes grupos religiosos que com a sua boca e seus lábios adoravam a Deus, mas que seus corações estavam longe do Senhor.

Escandalizavam-se com a contaminação exterior, mas Jesus adverte que não é o que entra pela boca do homem, não é a contaminação externa que importa, mas é o que sai da boca do homem, do coração que contamina o homem. Não adianta viver uma cultura religiosa e não viver uma vida de santidade e de busca de comunhão com o Senhor Jesus.

 

CONCLUSÃO
Os ensinamentos de Jesus buscam instrumentalizar os discípulos de Jesus a uma vida de santidade e de intimidade com Jesus. 

Seus ensinos tem como objetivo revelar-se capaz de saciar a fome e sede da humanidade. Jesus é o pão da vida, a fonte de água viva e que tem poder de conceder salvação a todo aquele  que nele creia de todo o coração. 

Jesus não  olha para o exterior, mas para dentro do coração do homem. Ele não procura religiosos, mas verdadeiros adoradores, que o busquem não pelo que ele pode fazer, mas por quem ele é: O  Senhor e Salvador.

 

Autores:

 

:: Pr. Gilberto Martins

 


:: Pb. Ivan Pisani


 

:: Rosanea Ouvídio

 


 

LINK DO QUIZ LIÇÃO 29 - MÓDULO III - https://wordwall.net/pt/resource/2138...

 

Links
Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.