Como não ser capturado pelo dinheiro?

:: #PrEliézerAbreu
Publicado em 29/01/2022

Em Hebreus 11, muitas vezes chamado de Hall da Fama da Fé, você pode ler sobre heróis e mártires, ricos e pobres, que compuseram a lista de homens e mulheres de fé de nossa história cristã.
.
O que os diferenciava não eram suas contas bancárias, mas como eles obedientemente usavam suas oportunidades para promover a obra de Deus na terra.
.
Como já dissemos antes, ser rico não é problema, mas querer ser rico como objetivo de vida sim.
.
Abraão, Isaque e Jacó eram homens de posses. Rei Salomão foi dito ser o rei mais rico do mundo em sua época. Em Lucas 8.3, está registrado que mulheres casadas com homens ricos e poderosos apoiaram o ministério de Jesus na terra. E quando Jesus morreu na cruz por nossos pecados, homens ricos e bem relacionados pediram seu corpo e o enterraram às suas custas. Em Atos 2 lemos como a igreja primitiva compartilhou seus recursos, ricos e pobres, para cuidar de todos.
.
Há muitos outros exemplos, mas o ponto é este: para Seus propósitos, Deus usa tanto ricos quanto pobres para Sua obra nesta terra.
.
O grande objetivo do crente é viver para agradar a Deus. Em alguns casos, o resultado natural será ficar rico, mas em outras situações, significa ficar mais pobre. “O Senhor empobrece e enriquece; Ele abaixa e exalta” (1º Samuel 2.7).
.
Provérbios 30.8 nos instrui a não buscar pobreza ou riqueza: “mantenha a falsidade e a mentira longe de mim; não me dê nem pobreza nem riqueza, mas dê-me apenas o pão de cada dia”.
.
Esse provérbio é atribuído a Salomão, e é muito significativo, pois ele reconheceu que a riqueza não satisfaz (Eclesiastes 5.10), ele pôde escrever com propriedade, já que ele era o homem mais rico de sua época.
.
Com muito ou pouco dinheiro, a satisfação é uma benção que vem de Deus.
.
Muitas pessoas querem ser ricas porque pensam que encontrarão segurança e satisfação no dinheiro. Mas a riqueza pode desaparecer em um instante! Confiar no dinheiro não é sábio (Provérbios 23.4-5), às vezes é mais sábio ter menos dinheiro com menos preocupação (Provérbios 15.16).
.
Então como não ser capturado pelo dinheiro?
Responderemos com outra pergunta: que o crente deve querer?
.
Em 1ª Timóteo 6.6-8 lemos: "de fato, a piedade com contentamento É GRANDE FONTE DE LUCRO (uhuu!!),
pois NADA TROUXEMOS para este mundo e dele NADA podemos LEVAR;
POR ISSO, TENDO o que comer e com que vestir-nos, ESTEJAMOS SATISFEITO COM ISSO.

O crente deve querer agradar a Deus e ter o suficiente para viver.  E pode-se ter o suficiente, tanto na pobreza ou na riqueza.
Por isso a pobreza não é um problema para uns, assim como a riqueza é um grande problema para outros.
Porque não entendem o conceito de contentamento, não o conseguir!ão encontrar quando têm o suficiente para viver como também não o encontrarão quando têm muito dinheiro.
.
Deus atende às necessidades do crente, trazendo contentamento, e isso pode se dar na pobreza ou na riqueza.
A Bíblia diz que quando nos preocupamos com o Reino de Deus, tudo o mais que precisamos na vida será fornecido (Lucas 12.29-31).
Para o cristão, a única coisa que traz contentamento é colocar o Reino em primeiro lugar. 
.
Veja que não é a pobreza que impede alguém de servir no Reino bem como não é a riqueza que abre as "melhores" oportunidades para servir. 
Por exemplo, um crente que decide fazer o melhor trabalho que pode, honestamente, para a glória de Deus, provavelmente subirá em sua carreira e ficará rico, e com isso, assim quando pobre, agora rico, atenderá áreas de ação do Reino no mundo, onde os recursos exigido são maiores.
Porém o princípio que proporcionará isso, não é de ser rico, mas de ser generoso "pois Deus ama quem dá com alegria" (2º Co 9.7).
.
Por isso Paulo ordena a Timóteo (1ª Tm 6.11, 17, 8): "Você, porém, homem de Deus,...
...FUJA de tudo isso
...E BUSQUE a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.
E ORDENE AOS que são RICOS no presente mundo que NÃO SEJAM...
...arrogantes,
...nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza,
...mas em Deus,
que de TUDO OS PROVÊ ricamente,
para a nossa satisfação.
POR ISSO, TENDO o que comer e com que vestir-nos,
ESTEJAMOS SATISFEITO COM ISSO"
.
Tenho aprendido com Deus que quanto mais eu quero para o Reino mais Ele me dá para poder atender as necessidades do Seu Reino (Mt 6.33).
Não faço isso com ganância, mas, me empenho a investir não só meu tempo e meus talentos no Reino, mas inclusive meus recursos, e quando preciso de mais "riquezas" deste mundo para servir ao Reino, ou Ele me enriquece ou Ele traz quem Ele já enriqueceu.
.
Para não cair nas tentações que levam a toda raiz de males, contente-se em ter o que comer e vestir, e tenha planos grandiosos para o Reino, e veja Deus enriquecer o seu mundo.
.
Não!  Não é pecado ser Rico.
E sim!  É pecado querer ser Rico como prioridade de vida.
Fuja disso!
.
Você está aqui para ser rico apenas para este tempo, mas rico para com Deus, rico para a eternidade!  (Lc 12.21)
.
Com carinho
.

Do seu pastor,
:: Eliézer Abreu
Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.